aromaterapia holistas

Aromaterapia

formação em reflexologia podal

O QUE É AROMATERAPIA?

Aromaterapia é basicamente uma terapia feita com aromas. É uma técnica terapêutica que auxilia nossa saúde física, emocional e mental através das substâncias químicas contidas em óleos essenciais 100% puros. Eles podem ser feitos com várias partes das plantas: flor, caule, folha…

aromaterapia

As plantas armazenam moléculas voláteis e é muito importante que os óleos essenciais sejam cultivados, colhidos e processados de uma maneira em que se consiga preservar as substâncias químicas contidas neles.

formação em reflexologia podal

História da aromaterapia no mundo

Muitas sociedades antigas fizeram uso da aromaterapia através de óleos essenciais, incensos, perfumes. Utilizaram como medicamento, cosmético ou em rituais espirituais.

aromaterapia

No século XX a aromaterapia foi apropriada como prática medicinal e separada da fitoterapia, utilizando partes específicas das plantas e suas capacidades curativas.

aromaterapia

Alguns químicos e biólogos marcaram a história da aromaterapia, como por exemplo: o químico francês René Maurice Gattefossé, que a partir de uma experiência com uma queimadura, percebeu o poder curativo da lavanda. Ou a bioquímica Margaret Maury, que aplicou massagens de acordo com características subjetivas e de personalidade de cada paciente.

formação em reflexologia podal

Durante a segunda guerra mundial, a escassez dos antibióticos fizeram médicos recorrerem aos óleos essenciais para amenizar dores e infecções dos pacientes. 

A aromaterapia é uma prática reconhecida pela ONU, Organização Mundial de Saúde, e ela vem sendo cada vez mais conhecida no Brasil e no mundo. 

Como a aromaterapia age no corpo e na mente

A aromaterapia equilibra nossa mente e nosso corpo através da medicina dos óleos essenciais.

Os óleos essenciais liberam partículas que estimulam o nosso cérebro. Eles se conectam com o nosso sistema límbico, que possui diversas funções, entre elas, esse sistema é responsável pelas nossas respostas emocionais, nossa memória e nosso comportamento.

A partir desses óleos, as substâncias químicas atuam em nosso organismo proporcionando equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Aromaterapia e outras terapias

aromaterapia

A aromaterapia pode complementar outras terapias, como as práticas normativas e convencionais. Ela também pode complementar os cuidados integrativos, como acupuntura, ventosaterapia ou musicoterapia, por exemplo.

No Brasil, a aromaterapia é oferecida gratuitamente pelo SUS, Sistema Único de Saúde. As evidências científicas têm mostrado cada vez mais os benefícios da aromaterapia aliada ao tratamento medicinal convencional juntamente com práticas complementares e integrativas. 

Como a aromaterapia pode te ajudar? 

Através da aromaterapia conseguimos ter diversos sintomas aliviados, por exemplo:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Estresse
  • Insônia
  • Pensamentos acelerados 

A aromaterapia também pode agir em nosso corpo físico.

Aromaterapia e suas formas de aplicação e utilização

1 – Inalação: apesar dos óleos essenciais se adequarem ao contexto de cada indivíduo, a principal forma de uso dos óleos essenciais é por inalação. Essa é a forma mais completa, mais conhecida e mesmo mais benéfica na prática da aromaterapia. As moléculas liberadas chegam até o nosso cérebro e modificam a maneira como o nosso corpo funcionará.

difusor aromático

2 – Aromatizador de ambiente: neste caso, adiciona-se gotas de óleo essencial na água de um aromatizador. O aparelho mais correto deve ser internamente de vidro ou cerâmica, pois os óleos essenciais podem reagir ao plástico ou mesmo danificá-lo. O tempo de aromatização vai ser indicado por um/a aromaterapeuta profissional.

formação em reflexologia podal
difusor de ambientes

3 – Massagens: é possível aplicar óleos essenciais diretamente na pele através de massagens para tratar dores, inflamações, inchaços, problemas de pele, infecções. Mas é importante lembrar que para isso, os óleos essenciais precisam ser diluídos em óleos vegetais, como por exemplo: óleo de coco, óleo de semente de uva sem cheiro e sem sabor (fica ao seu critério a gostão do aroma do óleo vegetal) ou outro óleo vegetal possível para esta terapia.

4 – Banhos: eles permitem a inalação do aroma assim como a massagem, pois há o contato da pele com o óleo.

5 – Vaporização: ideal para tratar problemas respiratórios como rinite e sinusite, por exemplo, ou mesmo tratar um simples resfriado. Essa técnica é feita com ajuda de água fervente e as gotas do óleo essencial escolhido, a fumaça liberada deve ser respirada. 

aromatizador

6 – Evaporização: O óleo evapora e libera seu aroma através de um pedacinho de algodão, compressas ou pano. Essa forma é muito utilizada através de colares aromáticos.

7- Sabonetes e cosméticos: Além disso é possível fabricar cosméticos para uso pessoa que possuem propriedades benéficas. Sem dúvida uma ótima ideia para fazer uma renda extra.

Principais óleos essenciais

Este é um resumo básico sobre alguns óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia:

ÓLEO ESSENCIALPARA QUE SERVE
Lavanda (Francesa)Alivia estresses, ansiedades, ajuda a dormir melhor, diminui dores de cabeça. Ajuda a relaxar e controla altos níveis de insônia.
AlecrimAuxilia na concentração, diminui o cansaço mental, alivia dores articulares e musculares, auxilia a memória.
Capim-limãoPode ser utilizado como um repelente natural, ajuda a dormir melhor, diminui tensões nervosas, estresses e ansiedades.
EucaliptoDiminui febre, problemas respiratórios e congestionamento nasal, inflamações, dores de cabeça e enxaqueca.
CanelaAuxilia na diminuição de dores menstruais, diminui tonturas, dor de cabeça, tensão nervosa e altos níveis de irritabilidade. Reduz frustrações e angústias.
CamomilaDiminui altos níveis de estresse e tensão, contribui para a melhora da depressão. Ajuda a relaxar e a dormir melhor.

Atuação profissional do aromaterapeuta

Um/a aromaterapeuta profissional pode atender a domicílio ou em clínicas de terapias complementares, pode atender em sua própria clínica, pode atender em SPA, pode atender em um hospital… Este profissional também pode complementar sua especialidade. Por exemplo: um/a dermatologista que deseja aplicar a aromaterapia em seu trabalho, um/a dentista que deseja utilizar óleos essenciais em sua clínica odontológica para acalmar pacientes.

Cursos de aromaterapia

Ciência e saúde andam juntas. Conhecimentos milenares e ancestrais sobre a natureza são baseados em evidências científicas e merecem ser cada vez mais difundidos para todas as pessoas.

Pré-requisitos para uma formação em aromaterapia

Uma formação em aromaterapia precisa ser completa, incluindo não apenas a botânica das plantas e a história da aromaterapia nos conteúdos, mas ensinando, também, sobre questões de farmacologia, composição química dos óleos essenciais, quem pode ou não utilizar óleos essenciais, quais são as recomendações básicas e profundas, quais as contraindicações, como funcionam os nossos órgãos, como funciona o corpo humano?

aromaterapia

Também é importante falarmos em certificação. Procure um curso que te garanta qualificação profissional como aromaterapeuta a partir do conteúdo disponibilizado e também da certificação. Esta precisa vir não apenas pela sua conclusão no curso, mas pelas suas atividades teóricas, práticas, suas provas e trabalhos de conclusão completamente aprovados pelos professores e supervisores.

O time também precisa ser altamente qualificado, professores e professoras químicas, biólogas, aromaterapêutas, psicólogos e mais.

Faça um curso de aromaterapia que te entregue um leque de possibilidades de atividades práticas e também de muita leitura a partir de livros acessíveis e indispensáveis passados pelos professores.

Um curso completo de aromaterapia precisa te permitir usar esses cuidados não apenas para você, mas também para outras pessoas. Isso só é possível através de práticas éticas, responsáveis e conscientes da aromaterapia.

Livros de aromaterapia

  1. O grande manual da aromaterapia – Autoria: Dominique Baudoux
  2. Aromaterapia e as emoções: como usar óleos essenciais para equilibrar o corpo e a mente – Autoria: Shirley Price
  3. Livro Base Química dos Óleos Essenciais – Autoria: Adriana Nunes Wolffenbüttel
  4.  Livro Aromaterapia: A Cura pelos Óleos Essenciais – Autoria: Marcel Lavabre

Esta terapia é pra mim?

A natureza nos ensina diariamente e as práticas naturais de autocuidado podem fazer parte da vida de todos nós!

Apesar de óleos essenciais serem produtos naturais, eles são, sim, produtos químicos. Por causa disso, você não deve usá-los intuitivamente. 

A aromaterapia necessita de orientação profissional, pois um/a aromaterapeuta saberá fazer as indicações corretas para o seu contexto.

A técnica da Aromaterapia pode mudar para melhor sua forma de viver, de cuidar de si mesmo/a e também dos outros. Ela te deixará mais alegre, confiante e saudável!

aromaterapia

4 comentários em “Aromaterapia”

  1. Pingback: Reflexologia podal - HOLISTAS

  2. Pingback: Bambuterapia: Massagem com Bambus - HOLISTAS Massoterapia

  3. Pingback: Descubra o Poder da Massagem Relaxante: Um Guia Completo

  4. Pingback: Como fazer manteiga corporal em casa - Como fazer em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

formação em reflexologia podal
formação em reflexologia podal
Rolar para cima