A Massagem Pedras Quentes Makawee é feita com rochas aquecidas e adicionada às técnicas de massagens já utilizadas pelos terapeutas. Essa técnica utiliza o benefício e a magia das rochas para aumentar o processo natural de cura no corpo do paciente. Além de beneficiar o paciente, essa técnica beneficia o terapeuta, porque suas mãos cansam bem menos do que em uma técnica de massagem mais normativa. É possível adicionar essa técnica aos diversos tipos de técnicas de massagens.
→ Saiba mais sobre esta técnica no site Oficial da Terapia
Além disso, a Massagem Pedras Quentes Makawee possibilita que áreas específicas sejam trabalhadas com mais intensidade do que o normal, devido ao uso das rochas como instrumentos de massagem terapêutica.
Essa massagem se diferencia de outras terapias com pedras quentes, pois utiliza rochas com temperaturas mais altas, além de utilizar uma quantidade menor de rochas para aplicar a massagem, normalmente são 7 pedras.
→ Veja aqui uma postagem super interessantes sobre a Reflexologia Podal com podras quentes
A Massagem Geotermal com Pedras Quentes Makawee pode utilizar chás e águas de rios, cachoeiras e mares durante o processo. E as manobras não são feitas somente com as mãos e as rochas, o terapeuta Makawee também pode utilizar o peso do corpo para praticar os movimentos terapêuticos.
Origem da Massagem Pedras Quentes Makawee
Na Índia e na China, há relatos de mais de 2 mil anos em relação ao uso de pedras quentes para estimular a cura. Não apenas nesses lugares, mas em países como Japão, Havaí e Rússia também utilizavam rochas e pedras como forma de terapia.
A técnica de Massagem Geotermal com Pedras Quentes se popularizou com o auxílio da massoterapeuta Mary Nelson (USA), que organizou a técnica e espalhou pelos Estados Unidos e no mundo inteiro. A técnica de Mary se chamo “La Sytone Therapy”.
Benefícios da Massagem Geotermal com Pedras Quentes
- Relaxa o corpo e também a mente intensamente;
- Ativa o sistema circulatório;
- Aumenta a circulação sanguínea;
- Beneficia o sistema linfático;
- Auxilia na digestão e em questões intestinais;
- Proporciona cura de maneira integral;
- Diminui ansiedades, medos, tristeza;
- Diminui estresses;
- Proporciona felicidade e bem-estar.
A escolha das rochas Makawee
Algumas coisas que você deve considerar:
- Ao invés de você comprar um Kit de Rochas, opte por escolher pessoalmente essas rochas, se assim for possível;
- Prefira rochas não moldadas pelo ser humano, ou seja, rochas naturalmente polidas pela natureza, sem alteração de tamanho, cor, formato, textura, se isso for possível;
- Nem todas as rochas são para todos os clientes, você deve escolher rochas específicas para cada cliente, esteja atento/a aos sinais e mantenha sua percepção aguçada e sempre sensitiva;
- Não existe necessariamente um grau de calor para todas as pessoas, muitas vezes a rocha por si mesma pode proporcionar inúmeros benefícios no corpo do paciente que estará recebendo tudo o que aquela rocha tem para beneficiá-lo.
Alguns tipos de rochas utilizadas
Shiva Lingam: essa rocha é encontrada no rio Narmada, que fica no Norte da Índia. É uma rocha que retém bastante calor.
Basalto: essa rocha é originada de erupções vulcânicas e é rica em ferro e em mineral magnetita. É uma rocha também formada naturalmente por ações de oceanos e rios. Acredita-se que basaltos manipulados pela ação do homem, por exemplo, polidos, perdem sua energia ancestral, sendo assim, eles diminuem os efeitos terapêuticos no momento da massagem.
Plutônica: essa rocha também se origina de erupções vulcânicas e é encontrada em solos profundos.
Movimentos feitos com as rochas
A terapia é feita com apenas 6 manobras que podem ser repetidas em todo o corpo. Apesar da simplicidade é super profunda e relaxante, capaz de atingir todos os tecidos moles do corpo com pressão e calor.
- Círculo sagrado: os movimentos circulares são feitos no sentido horário, a rocha pode ser colocada tanto na horizontal como na posição vertical e os movimentos não devem passar pela coluna.
- O Apagador: a segunda manobra logo depois do círculo sagrado, é essa. O terapeuta faz o movimento de “vai e vem” pelos Eretores da Espinha, não passando a rocha pela coluna. Essa manobra deve ser repetida três vezes.
- O bico de águia: essa manobra é ideal para trabalhar pontos de dores, também fazendo movimentos de vai e vem, encontrando “nós” e pontos que doem no cliente. Nesse movimento, é utilizado o bico da rocha, por tanto, é um movimento que deve ser executado cuidadosamente. Sempre pergunte ao cliente sobre possíveis incômodos. Essa manobra pode ser feita nas costas, antebraço (cuidado com as articulações), lombar, nunca na coluna.
- A balança: nesse movimento, o terapeuta estará posicionado de um lado, e aplicará a manobra no lado oposto em que estará. O terapeuta também utiliza o peso do corpo para aplicar as pressões.
- Garra de urso: nesse manobra, a rocha é colocada no centro da mão do terapeuta, que precisa ficar com os dedos das mãos separados. Os movimentos podem ser circulares, horizontais e verticais. No geral, são feitos movimentos de vai e vem.
- Rocha rolante: a rocha faz um movimento de rotação da mão do terapeuta, isso é ótimo, porque evita que o terapeuta fique muito tempo com as mãos na pedra quente.
Como deve ser a pressão?
De acordo com a tolerância do cliente. A pressão pode ser dosada de acordo com cada terapia e região do corpo. O mais importante é encontrar este equilíbrio para atingir os tecidos mais profundos do corpo sem causar dor.
Como aquecer as rochas da Massagem Pedras Quentes Makawee?
As rochas devem ser aquecidas com uma panela de cozimento lento preferencialmente e imersas em água. Pois segundo o professor desta terapia, o elemento água é essencial.
O aquecimento deve elevar a temperatura das rochas até 50 graus célsius aproximadamente.
Terapeutas – Quais os cuidados básicos que devem ser tomados?
- As rochas muitas veze são pesadas e de grande porte, sendo assim, devem ser manuseadas com bastante cuidado;
- Cuidado com a temperatura das rochas, para que não haja queimaduras nem no cliente nem em quem estará praticando a massagem;
- Não é porque a rocha não está aquecida que ela não produz calor;
- Depois de um tempo, o interior da rocha libera ainda mais calor, portanto, certifique-se que a temperatura estará confortável e SEGURA;
- Antes de aplicar a rocha no paciente, teste a temperatura em você mesmo, sempre. Prefira testar no antebraço ao invés das mãos, já que essas, por sua vez, já estão relativamente acostumadas com as rochas aquecidas.
Como reenergizar as rochas?
Após 3 usos as pedras não só precisam passar por uma limpeza física, mas também por uma energização metafísica. Quem trabalha com massoterapia sabe que o processo também envolve energia e esta precisa estar disponível nos instrumentos.
Isso garante que as rochas estejam prontas para gerar benefícios que vão além do físico.
- Deixe de molho em um recipiente, após duas horas, lave as rochas com detergente neutro preferencialmente;
- Recarregue suas rochas no sol, ou na luz do luar;
- Lave-as em águas de mar, rios, cachoeiras;
- Coloque-as para levar um vento ou chuva;
- Na ausência dessas dicas, você pode fazer uma cama de sal grosso e colocar suas rochas sobre esta cama.
Indicações para a Massagem Geotermal com Pedras Quentes
A Massagem Geotermal com Pedras Quentes Makawee é indicada para pessoas com:
- Dores musculares
- Prisão de ventre;
- Dores crônicas;
- Retenção de líquidos;
- Cólica menstrual;
- Gordura localizada;
- Celulite;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Tristeza profunda;
- Angústia;
- Insônia;
- Cansaço.
Contraindicações da Massagem Geotermal com Pedras Quentes
A Massagem Geotermal com Pedras Quentes Makawee é contraindicada para: pessoas com diabetes, gestantes, pessoas com hipertensão descontrolada, pessoas com fissuras na pele, pessoas que estão tomando medicamentos que, com o aumento da temperatura, podem causar efeitos colaterais.
Pessoas com dificuldades para julgar a sensibilidade quanto ao calor e a dor. Pessoas com epilepsia, cistite aguda, problemas cardíacos. Pessoas que estão em processo pós-cirúrgico, pessoas que estão em processo de radioterapia ou quimioterapia. Pessoas com cicatrizes severas, com queimaduras na pele e com edemas. É preciso, também, se atentar a pessoas mais velhas com peles finas e sensíveis.
Divulgador e mestre da técnica Massagem Pedras Quentes Makawee
Luiz Otavio Ferreira Miranda Formação internacional, Florida – Escola Americana de Massoterapia, membro da Associação de Massoterapeutas do Estado da Florida.
Licenciado pelo Estado da Florida e Nacionalmente. Iniciado na arte das Pedras Quentes Nação Lakota do Norte em 2003 por Mãe Makawee.
Hoje atua como instrutor e divulgador da Terapia Com Pedras Quentes Makwee e participa ativamente contribuindo com alunos e amantes da massoterapia em todo o mundo.
Trajetória
- 1972 – Meu avo me chama pra fazer massagem nas costas dele com iodex e me paga 1 cruzeiro!
- 1983 – Curso com Juracy Cançado em Niteroi RJ – No antigo espaco Mokska.
- 1999 – Curso Livre com Arnaldo de Vilhena e Carvalho no Portal Verde.
- 2003 – Curso de Formação em Massoterapia pela Escola Americana AIMT em Pompano Beach Florida.
- 2003 – Iniciado por Makawee.
- 2012 – Primeiro curso vivencial ministrado em Niteroi, e a partir desse ano, varios cursos vivenciais em todos os anos ate 2020.
- 2020 – Primeiro curso online de Massagem com Pedras Quentes Makawee, Maio de 2020.
Curso de massagem com pedras quentes Makawee
Veja aqui onde encontrar o curso desta técnica maravilhosa que pode ser aprendida online e com orientação exclusiva do professor Luiz Miranda.
Onde comprar as rochas Makawee
As rochas Makawee também podem ser compradas pelo link abaixo juntamente com o professor, que seleciona as rochas ideias tanto no formato, peso e composição para a execução de uma massagem com pedras quentes perfeita.