Massagem modeladora: benefícios e indicações

formação em reflexologia podal

A massagem modeladora é uma técnica estética e terapêutica que se destina a remodelar a estrutura corporal, promover a circulação sanguínea e linfática, e melhorar a tonificação muscular. Utilizada principalmente para reduzir medidas, combater a celulite e melhorar a aparência da pele, a massagem modeladora é uma abordagem popular em clínicas de estética e spas.

Veja aqui uma postagem sobre a DML (Drenagem linfática manual)

formação em reflexologia podal

Por meio de movimentos vigorosos, rápidos e rítmicos, essa técnica visa atingir camadas mais profundas da pele e dos tecidos subjacentes, estimulando a quebra de células de gordura, a liberação de toxinas e a drenagem linfática. A combinação de pressão e movimentos específicos contribui para a ativação do metabolismo local, o que pode resultar em um corpo mais firme e contornado.

massagem modeladora

A massagem modeladora também pode ser acompanhada por produtos específicos, como géis e cremes, que auxiliam na penetração dos ingredientes ativos e na potencialização dos efeitos redutores e firmadores.

No entanto, é importante ressaltar que a massagem modeladora não é um substituto para uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios. Ela pode ser parte de um programa abrangente de cuidados com o corpo, mas não é uma solução mágica para perda de peso ou celulite.

formação em reflexologia podal

Antes de iniciar sessões de massagem modeladora, é recomendável consultar um profissional de saúde para avaliar se essa técnica é adequada ao seu estado de saúde e objetivos individuais.

O que é a Massagem Modeladora?

A Massagem Modeladora é uma técnica de massagem focada na estética. É feita a partir de movimentos intensos sobre a pele, como a pressão, o deslizamento e o amassamento. As manobras executadas são mais rápidas que o normal e esse tipo de técnica de massagem pode contar com a ajuda de óleos ou cremes de massagem. Eles facilitam o deslizamento das mãos do/a terapeuta e também beneficiam a quebra das células de gordura, pois nesses cremes utilizados normalmente há ativos redutores.

No entanto, muitos médicos não acreditam que essa técnica quebra gorduras, porque eles dizem que o movimento das mãos, por mais rápido que seja, não é capaz disso. Então, essa afirmação é carregada de contradições. No entanto, a Massagem Modeladora possui inúmeros benefícios.

uso de pantalas

A Massagem Modeladora também pode ser conhecida por outros nomes, como por exemplo: massagem redutora, lipoescultura com as mãos, power massagem, massagem turbinada. A Massagem Modeladora normalmente é feita com o auxílio das mãos, mas muitos profissionais utilizam instrumentos que podem melhorar ainda mais a sessão, por exemplo: rolos, luvas com texturas, entre outros. 

Veja aqui uma postagem sobre a DML (Drenagem linfática manual)

A Massagem Modeladora auxilia na diminuição de celulites leves e moderadas e ela pode estimular respostas neuromusculares. Os terapeutas devem sempre tomar cuidado ao realizarem a técnica, porque os movimentos são mais intensos nela, e é preciso ter cautela para que, a longo prazo, esses movimentos não prejudiquem as fibras que sustentam a gordura. Por isso, só um profissional qualificado deve executar a técnica de Massagem Modeladora (esteticista ou fisioterapeuta dermato-funcional).

massagem modeladora cm bambus

Benefícios da Massagem Modeladora

Entre os benefícios principais desta técnica encontramos objetivos estéticos com os auxílio da metabolização de cordura dos tecidos com a ativação da circulação sanguínea e linfática, além de relaxamento provocado pelos movimentos repetitivos e constantes.

  • Quebra de gordura;
  • Modelagem corporal;
  • Ativa a circulação;
  • Melhora a função intestinal;
  • Ajuda o corpo a eliminar toxinas e impurezas desnecessárias;
  • Melhora da oxigenação dos tecidos;
  • Melhora do tônus muscular;
  • Diminui a retenção de líquidos;
  • Diminui o aspecto da celulite;
  • Melhora o metabolismo;
  • Elimina as células mortas.

Como é a sessão de Massagem Modeladora?

Normalmente a sessão de Massagem Modeladora dura de 30 a 40 minutos e o paciente precisa de no mínimo 10 sessões iniciais para melhora nos resultados do tratamento. A Massagem Modeladora pode ser feita em mais de uma vez por semana, no entanto, é necessário pelo menos um dia de intervalo entre uma sessão e outra.

Para quem essa técnica é indicada?

A Massagem Modeladora é indicada para pessoas que buscam reduzir medidas. Assim como pacientes que gstam de uma técnica mais vigorosa e profunda.

Pois a modeladora faz uso de movimentos rápidos e fortes sobre o tecido.

Cuidados antes de receber a Massagem Modeladora

Se ela for feita no abdômen, o ideal é que o paciente coma 30 minutos antes de receber a sessão. É importante que o paciente faça esfoliação corporal caseira semanalmente. Esse procedimento vai facilitar que os princípios ativos dos cosméticos utilizados durante as sessões penetrem melhor na pele. 

formação em reflexologia podal

→ Visite nosso canal no YouTube

Também a massagem tem seu efeito potencializado quando o paciente evita beber líquidos adoçados, açúcares em excesso, sal e alimentos ricos em sódio. Assim como alimentos super processados.

Manter uma dieta com déficit calórico também ajkuda a agilizar a quebra da gordura.

Ou seja, não adianta apenas uma sessão e o tratamento deve incluir práticas físicas e uma dieta balanceada para que os resultados saltem aos olhos.

A Massagem Modeladora e o dia a dia: como aumentar seus efeitos?

É possível aumentar os efeitos da Massagem Modeladora? Claro que sim!

  • Alimentação balanceada;
  • Exercícios físicos;
  • Hidratação corporal;
  • Utilizar a massagem modeladora com outros tratamentos.

Você pode fazer algumas coisas para isso, como: beber bastante água, beber bastante suco, hidratar o corpo por dentro, praticar atividades físicas semanais ou diárias, comer bem, uma alimentação viva, com frutas, vegetais, legumes, verduras, fazer esfoliação corporal em casa.

Contraindicações da Massagem

A Massagem Modeladora não causa dificuldades pós sessão, mas mesmo assim, a técnica possui algumas contraindicações. Ela é contraindicada para: grávidas, pessoas com dermatite forte, trombose, câncer, insuficiência cardíaca, pessoas com osteoporose (fragilidade óssea), hipertensão (aumento da pressão arterial sistêmica), pessoas com febre alta (aumento da temperatura corporal) e pessoas com varizes graves ou leves.

Diferenças da Massagem Modeladora e da Drenagem Linfática

Saiba mais: Drenagem Linfática Manual (DLM): o que é e qual a sua função?

Massagem ModeladoraDrenagem Linfática
Movimentos rápidos e firmesMovimentos leves
Reduzir medidas, modelar o corpoMelhorar a circulação linfática, reduzir edemas, diminuir inchaços 
Menos delicadaMais delicada
Forte compressãoLeves compressões
É concentrada em locais com maior quantidade de gorduraAuxilia no relaxamento de todo o corpo
O procedimento normalmente é realizado nas regiões: coxas, culotes, quadril, braços, glúteos e abdômen.O procedimento normalmente é realizado nas regiões: braços, face, pernas e barriga.

Massagem modeladora com pantalas e bambus

A massagem modeladora com o uso de pantalas (ou palhetas) e bambus é uma variação da massagem modeladora tradicional que envolve a utilização desses instrumentos para intensificar os efeitos da massagem. Tanto as pantalas quanto os bambus podem ser usados para aplicar pressão direcionada, realizar movimentos de amassamento, deslizamento e rolamento sobre a pele, promovendo uma estimulação mais profunda dos tecidos.

Pantalas (Pallheta): As pantalas são geralmente feitas de material plástico e possuem bordas que podem ser lisas ou serrilhadas. Elas são usadas para massagear áreas específicas do corpo com diferentes graus de pressão, o que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e linfática, além de quebrar células de gordura e suavizar irregularidades na pele.

Bambus: Os bambus são usados como ferramentas para realizar movimentos de deslizamento, amassamento e rolagem. Bambus de diferentes tamanhos e diâmetros podem ser utilizados para alcançar diferentes áreas do corpo. Essa técnica é especialmente útil para liberar tensões musculares, ativar a circulação e proporcionar um efeito relaxante.

A combinação do uso de pantalas e bambus na massagem modeladora pode ter vários benefícios, incluindo:

  1. Estimulação Profunda: As pantalas e bambus permitem alcançar camadas mais profundas dos tecidos, promovendo uma estimulação mais intensa e eficaz.
  2. Redução de Medidas e Celulite: A combinação de pressão e movimentos específicos pode ajudar a quebrar células de gordura e melhorar a circulação, contribuindo para a redução de medidas e a melhoria da aparência da pele.
  3. Ativação da Linfa: A massagem com esses instrumentos pode auxiliar na drenagem linfática, contribuindo para a eliminação de toxinas e redução de inchaços.
  4. Relaxamento Muscular: Além dos benefícios estéticos, a massagem com pantalas e bambus também pode proporcionar relaxamento muscular, aliviando tensões e desconfortos.
  5. Potencialização dos Efeitos: O uso das pantalas e bambus pode potencializar os efeitos da massagem modeladora tradicional, proporcionando resultados mais visíveis em um período relativamente curto.

Quanto cobrar por uma sessão de massagem modeladora (quanto custa?)

O custo de uma sessão de massagem modeladora pode variar significativamente com base em vários fatores, incluindo a localização geográfica, a experiência do terapeuta, o tipo de estabelecimento (clínica de estética, spa, academia, etc.), a duração da sessão e quaisquer técnicas ou equipamentos especiais usados durante a massagem.

Em geral, o preço de uma sessão de massagem modeladora pode variar entre $100 a $200 ou mais, dependendo dos fatores mencionados acima. É sempre recomendável entrar em contato diretamente com clínicas de estética, spas ou profissionais de massagem em sua área para obter informações específicas sobre os preços praticados.

Conclusão

A massagem modeladora é uma das mais requisitadas no mercado brasileiro. Além de fazer parte do rol das massagens estéticas, também oferece benefícios terapêuticos relevantes.

A combinação da massagem com aspectos estéticos e terapêuticos torna essa técnica versátil e de fácil aceitação tanto entre homens quanto mulheres.

Portanto, se você está buscando uma terapia completa para adicionar à sua atuação profissional, aqui está uma prática perfeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

formação em reflexologia podal
formação em reflexologia podal
Rolar para cima