O que é Liberação Miofascial e para que serve?

formação em reflexologia podal

Veja aqui uma postagem completa sobre a liberação miofascial, uma técnica super requisitada por atletas profissionais e amadores que desejam melhorar o desempenho físico, diminuir dores decorrentes do desporto e curar lesões musculares.

→ Visite nosso canal no YouTube

formação em reflexologia podal

Miofascial vem de fáscia. A fáscia é um tecido de continuidade, um tecido conjuntivo. É resistente e elástico. Ele cobre todos os músculos do nosso corpo. Esse tecido pode ficar desidratado por causa de lesões e inflamações, isso vai fazer com que sua elasticidade seja perdida.

fáscia

A liberação miofascial vai aliviar as tensões musculares e alongar as fáscias. Numa sessão de liberação miofascial, o alongamento tratará partes dos músculos a partir de movimentos de pressão em pontos específicos do corpo. Na liberação miofascial, as mãos são o instrumento de trabalho!

Não sei se você já percebeu, mas nós temos pontos de tensão em músculos por causa da correria do dia a dia, dos nossos hábitos atuais ou mesmo por causa de alguma preocupação específica.

Liberação Miofascial
formação em reflexologia podal

Nem sempre conseguimos identificar esses pontos, diferente de um profissional, que apenas com o tato consegue descobrir pontos até então desconhecidos por nós. É como se nos acostumássemos com a dor, sabe?

Mãos e instrumentos

Na liberação miofascial, o terapeuta pressiona pontos que doem e descobre esses pontos com a ajuda do tato. Quando ele os identifica, aplica um alongamento no tecido e repete os movimentos até que a área que está sendo tratada esteja completamente relaxada.

Liberação miofascial pode doer? Relativamente, sim! Os pontos pressionados já estão causando dor para o corpo, então quando estes são pressionados, há ainda mais dor. De toda forma, a liberação miofascial é executada por profissionais que sabem como agir durante as pressões. Depois da sessão, o que acontece é uma sensação de grande alívio.

Liberação Miofascial

Além das mãos, o terapeuta também pode utilizar instrumentos para auxiliar a sessão. A liberação miofascial manual envolve técnicas de pressão, deslizamentos e fricção. A liberação miofascial com a ajuda de instrumentos, alcança áreas que as mãos não alcançam.

O que pode prejudicar a fáscia?

Além do estresse do dia a dia, da correria corriqueira, das emoções desorganizadas, o que prejudica a fáscia são as posturas erradas que fazemos diariamente, o uso exagerado da musculatura e movimentos errados, incorretos. Por isso a liberação miofascial é importante.

A fáscia envolve: articulações, músculos, ossos, nervos, órgãos, vasos, vísceras. Ela evita o atrito entre os músculos, integra a musculatura e possibilita ligação dos movimentos no corpo.

Além do músculo, disfunções na camada miofascial podem comprometer a função nervosa, já que os nervos sofrem compressões assim como os músculos. E mais: a circulação sanguínea também vai ser comprometida, pois os vasos sanguíneos são atingidos por essa desarmonia.

Liberação miofascial para quem pratica atividades físicas

A liberação miofascial proporciona diversos benefícios para quem treina e faz atividades físicas diariamente, assim como para quem pratica esportes. Ela reduz o risco de lesões e melhora muito o rendimento nos exercícios físicos. 

Antes dos esportes ou do treino, a liberação miofascial pode ser utilizada para substituir o alongamento.

Esta técnica também combina muito com terapias como a massagem desportiva, que já postamos aqui no Holistas anteriormente.

Link sobre massagem desportiva

formação em reflexologia podal

Indicações e contraindicações

A liberação miofascial não é indicada apenas para atletas, ela também é indicada para todas as pessoas, de todas as idades.

Ela NÃO é indicada para pessoas com lesões graves na pele, lesões graves no músculo ou indício de alguma patologia. Pessoas com a diabetes descontrolada e fraturas iniciais, também não são recomendadas a receberem liberação miofascial.

Liberação miofascial e seus benefícios 

A camada miofascial pode se tornar mais rígida quando há lesões, desequilíbrios dessa camada, postura e movimentações inadequadas e até mesmo a gravidade pode provocar falta de relaxamento e desarmonia da camada miofascial. 

Aqui estão alguns benefícios proporcionados pela técnica, que pode ser utilizada para tratar ou prevenir questões corporais:

Liberação Miofascial
  • Promove mudanças físicas e emocionais;
  • Diminui a tensão na fáscia;
  • Melhora o rendimento nas atividades físicas;
  • Devolve a elasticidade;
  • Melhora a postura corporal;
  • Aumenta a capacidade de expansão muscular;
  • Relaxa os músculos;
  • Alonga os músculos;
  • Restaura a flexibilidade perdida;
  • Elimina dores crônicas;
  • Estimula a circulação;
  • Previne dores musculares;
  • Reduz chances de lesões.

Panturrilha

Especial para corredores e levantadores de peso que usam a panturrilha repetidas vezes e acabam com fibroses e pontos de gatilho nesta região. Tais fibroses podem evolur a ponto de impossibilitar uma rotina de treinos constante.

  • Aumenta a flexibilidade dos músculos da panturrilha;
  • Libera tensões;
  • Alonga o músculo;
  • Previne lesões.

Além da liberação miofascial ser utilizada para prevenir lesões, ela também é muito utilizada para tratar situações já existentes. Na panturrilha, por exemplo,o terapeuta utiliza as mãos para tratar os lugares atingidos e aplica pressões e movimentos de força, aplicados de acordo com as necessidades subjetivas da situação.

Liberação no glúteo

A liberação miofascial é muito utilizada em pacientes com dores na região glútea. Os movimentos utilizados são feitos a partir de técnicas que coloquem pressão. O terapeuta descobre, com a ajuda do tato, os pontos sensíveis e os pressiona. Onde dói, haverá pressão colocada. 

Além das mãos, o terapeuta também pode utilizar o cotovelo para encontrar os pontos de tensão, até que a dor seja aliviada.

Atletas de explosão que levantam pesos do solo, ciclistas, velocistas e corredores exigem dos glúteos uma força enorme, o que gera desconforto e tensão que podem pressionar nervos importantes como o ciático. A liberação ajuda a manter o formato do músculo em ordem para que ele esteja sempre funcional.

Liberação no rapézio

A técnica de liberação miofascial no trapézio é feita com a ajuda das mãos e do antebraço. Neste local, acontece o deslizamento dos braços, aliviando os músculos do local, proporcionando liberação. Os movimentos são leves e a pressão é um pouco mais fortes.

Normalmente os maiores desconfortos causados pelos estresses do dia a dia atingem muito o trapézio. A técnica de liberação miofascial nesse local vai possibilitar melhoras nesses desconfortos constantes e trabalhar os músculos, diminuindo a sobrecarga e a tensão dessa região.

Liberação miofascial e ventosaterapia

As duas técnicas trabalharão juntas em prol do alívio muscular e do alongamento das fáscias. Neste caso, as duas técnicas serão feitas juntas. Primeiro, a Liberação miofascial, depois, a ventosa é aplicada nos pontos sensíveis. A ventosa é a sucção dos pontos de dor, essa sucção dura em torno de 3 minutos. Ela aumenta o fluxo sanguíneo e a vascularização do local específico. 

A aplicação das duas técnicas em conjunto ajudam bastante a desativar pontos gatilho “trigger points” e aliviar dores crônicas.

Veja um artigo sobre ventosaterapia

Eficácia comprovada

  1. Um estudo publicado no “Journal of Bodywork and Movement Therapies” investigou os efeitos da liberação miofascial em pacientes com dor lombar crônica:
    • Citação: “Os resultados deste estudo sugerem que a liberação miofascial foi eficaz na redução da dor lombar crônica e no aumento da amplitude de movimento em pacientes com esse tipo de dor.” (Fonte: Ajimsha, M. S., Chithra, S., Thulasyammal, R. P., & Uyar, E. Z. (2012). Effectiveness of Myofascial Release: Systematic Review of Randomized Controlled Trials. Journal of Bodywork and Movement Therapies, 16(1), 98-105.)
  2. Uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados examinou os efeitos da liberação miofascial em atletas com restrição de movimento:
    • Citação: “Os resultados indicam que a liberação miofascial pode ser eficaz na melhora da amplitude de movimento em atletas com restrição de movimento, sugerindo seu potencial como parte de uma estratégia de tratamento para melhorar o desempenho atlético.” (Fonte: Ajimsha, M. S., Chithra, S., & Thulasyammal, R. P. (2015). Effectiveness of Myofascial Release in the Management of Athletes with Restricted Ankle Motion: A Randomized Controlled Trial. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 96(9), 1625-1630.)
  3. Um estudo explorou os efeitos da liberação miofascial em pacientes com fibromialgia:
    • Citação: “Os resultados sugerem que a liberação miofascial pode ser benéfica na redução da dor e nos sintomas relacionados à fibromialgia, embora sejam necessárias mais pesquisas para compreender completamente seus efeitos a longo prazo.” (Fonte: Castro-Sánchez, A. M., Matarán-Peñarrocha, G. A., Arroyo-Morales, M., Saavedra-Hernández, M., Fernández-Sola, C., Moreno-Lorenzo, C. (2011). Effects of myofascial release techniques on pain, physical function, and postural stability in patients with fibromyalgia: a randomized controlled trial. Clinical Rehabilitation, 25(9), 800-813.)

Kit para liberação miofascial

kit de liberação miofascial
  1. Mãos do terapeuta (principal instrumento)
  2. Bolas
  3. Rolos feitos de espuma
  4. Bastões
  5. Instrumentos de plástico ou inox

BOLA: é utilizada para massagear os pés, especificamente a planta do pé e partes das pernas.

Foam roller – ROLOS: ele é utilizado para trabalhar praticamente todos os músculos. Normalmente é muito utilizado nas panturrilhas.

Stick – BASTÃO: é utilizado para trabalhar quadríceps e isquiotibiais.

Liberação miofascial antes e depois

A liberação miofascial restaura a saúde corporal e combate dores intensas. Quando as restrições da fáscia são liberadas, o paciente sente um grande alívio e passa a viver em um outro estado mental e físico. Esse método trabalha tanto o corpo como a mente do paciente, as emoções.

Cursos de liberação miofascial

Ainda que seja possível o paciente aprender um pouco sobre auto liberação miofascial, a técnica deve ser aplicada por um profissional qualificado. Seja em músculos menores ou em músculos do corpo todo, só com a ajuda de um terapeuta ou fisioterapeuta habilitado que há uma liberação miofascial completa. Quando ela é aprendida, precisa ser passada e ensinada em forma simples por um profissional.

Liberação Miofascial

Quanto custa uma sessão de liberação?


O custo de uma sessão de liberação miofascial pode variar amplamente dependendo de vários fatores, incluindo a localização geográfica, a experiência do terapeuta, o tipo de estabelecimento e a duração da sessão. Em média, o preço de uma sessão de liberação miofascial pode variar de cerca de R$50 a R$200 ou mais nos Brasil. Em outras regiões, os preços podem ser diferentes.

A técnica também pode focar em uma região específica, tornando a sessão mais curta, barata e prática. Assim como pode ser realizada em todo o corpo, o que deve ocasionar um maior custo.

Além disso, o preço pode ser afetado pelo tipo de profissional que está realizando a sessão. Por exemplo, um fisioterapeuta, massoterapeuta ou quiroprático pode ter diferentes taxas para uma sessão de liberação.

Livros sobre a técnica

Veja aqui alguns livros essenciais que podem servir como base de estudo e pesquisa acerca deste técnica:

  1. “Fascia: The Tensional Network of the Human Body” – de Robert Schleip, Thomas W. Findley, Leon Chaitow e Peter Huijing Este livro é uma referência importante sobre a fáscia e sua influência no corpo humano. Ele aborda a anatomia, função e as últimas pesquisas relacionadas à fáscia, incluindo informações sobre a liberação miofascial.
  2. “The Trigger Point Therapy Workbook: Your Self-Treatment Guide for Pain Relief” – de Clair Davies Embora não seja exclusivamente focado na liberação miofascial, este livro aborda os pontos gatilho, que são áreas de dor e tensão nos músculos. O autor fornece técnicas de auto-tratamento, incluindo a liberação miofascial, para aliviar esses pontos.
  3. “The MELT Method: A Breakthrough Self-Treatment System to Eliminate Chronic Pain, Erase the Signs of Aging, and Feel Fantastic in Just 10 Minutes a Day!” – de Sue Hitzmann Este livro introduz o Método MELT, uma abordagem para a liberação miofascial e alívio da dor através do uso de bolas e rolos de espuma. O autor apresenta uma série de exercícios simples que podem ser feitos em casa.
  4. “Myofascial Release: Hands-On Guides for Therapists” – de Ruth Duncan Este livro é mais direcionado a terapeutas e profissionais de saúde, mas também pode ser útil para pessoas interessadas em aprender técnicas avançadas de liberação miofascial. Ele explora diferentes abordagens e técnicas de liberação miofascial utilizadas por profissionais.
  5. “The Roll Model: A Step-by-Step Guide to Erase Pain, Improve Mobility, and Live Better in Your Body” – de Jill Miller Jill Miller aborda a liberação miofascial de uma maneira acessível, usando bolas de diferentes tamanhos para aliviar a dor e melhorar a mobilidade. O livro oferece instruções detalhadas e ilustrações para facilitar a compreensão e a prática.

Conclusão

Como vimos é uma técnica super requistada e muito eficaz no tratamento de dores crônicas decorrentes do desporto ou de patologias que afetam a fácia, como a fibromialgia, por exemplo. Então se você é paciente e deseja experimentar, procure um profissional qualificado e aporoveite.

Caso você seja um massoterapeuta, considere adicionar este conhecimento ao seu rol de terapias e ferramentas terapêuticas. Certamente via fazer muito sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

formação em reflexologia podal
formação em reflexologia podal
Rolar para cima