DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM MANUAL ESTÉTICA (3)

Drenagem linfática: Excelente terapia estética e funcional

formação em reflexologia podal

Drenagem linfática manual (DLM): o que é e qual sua função? Aprenda tudo sobre esta técnica de massagem super buscada em todo o mundo.

A drenagem linfática foi criada no ano de 1932 por um terapeuta da dinamarca chamado Vodder, é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático. Esta técnica aumenta a absorção da linfa é mais que um procedimento estético. A massagem linfática elimina sujeiras que o nosso “corpo interno” absorveu.

formação em reflexologia podal
DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM MANUAL ESTÉTICA (3)

Tem como principal objetivo retirar líquidos acumulados entre as células de maneira rápida, mas além de diminuir a retenção de líquidos, a drenagem linfática proporciona inúmeros benefícios para a saúde corporal e mental. 

DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM MANUAL ESTÉTICA (3)

Ela é feita por meio de manobras, movimentos que vão encaminhar esses líquidos para os vasos capilares. A técnica pode ser feita no corpo e no rosto. Ela auxilia na eliminação de toxinas e inchaços nos corpos. Esses líquidos, então, são eliminados pela urina. 

Sistema linfático

DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM MANUAL ESTÉTICA (3)

O que é linfa?

formação em reflexologia podal

Já que falaremos tanto em linfa, linfático, linfonodos, precisamos tirar sua dúvida sobre o que é linfa, não é?!

Linfa pode se acumular em excesso nos tecidos existentes nos vasos dos glânglios linfáticos. A linfa absorve resíduos e toxinas, substâncias orgânicas e inorgânicas. 

Ela é um líquido que circula em todo o organismo e limpa as impurezas do sangue. 

O nosso corpo absorve líquidos que são, de certa forma, desnecessários. Quando a linfa se acumula em excesso, ela pode causar dores e inchaços. A drenagem linfática, então, vai acelerar o processo e estimular essa passagem da linfa pelo nosso sistema circulatório, levando toxinas até os gânglios linfáticos, facilitando a eliminação de líquidos desnecessários.

Veja aqui um vídeo sobre a Drenagem linfática Manual:

→ Visite nosso canal no YouTube

Principais benefícios da drenagem linfática

Conheça agora alguns dos diversos benefícios que a drenagem linfática proporciona em nosso corpo.

  1. Redução do inchaço: Ajuda a reduzir o acúmulo de líquidos e o inchaço em diferentes áreas do corpo, especialmente nas pernas, tornozelos e mãos.
  2. Melhora da circulação: A estimulação do sistema linfático pode auxiliar na melhora da circulação sanguínea, o que pode contribuir para a oxigenação dos tecidos e nutrição celular.
  3. Eliminação de toxinas: A técnica ajuda a remover toxinas e resíduos metabólicos do corpo, contribuindo para a desintoxicação e purificação do organismo.
  4. Relaxamento e alívio do estresse: É uma massagem suave e relaxante, que pode proporcionar alívio do estresse e promover uma sensação de relaxamento e bem-estar.
  5. Melhora da aparência da pele: Ao reduzir o inchaço e promover a circulação sanguínea, a massagem linfática pode contribuir para melhorar a aparência da pele, deixando-a mais saudável e com aspecto revitalizado.
DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM MANUAL ESTÉTICA (3)
DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM MANUAL ESTÉTICA (3)
  • Promove o bem-estar e sua imunidade.

Drenagem linfática emagrece?

A resposta é não. Mas a drenagem linfática tem capacidade de modelar o corpo. Sozinha, a drenagem linfática não vai fazer uma pessoa emagrecer. Ela pode ser algo complementar no processo de emagrecimento.

  • A drenagem linfática elimina excessos de líquidos;
  • A massagem linfática desincha;
  • A massagem linfática não emagrece, não promove a perde de gordura corporal.
DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM MANUAL ESTÉTICA (3)

É muito comum profissionais postarem fotos de antes e depois e atribuírem isso à redução de peso. Quando na verdade é apenas uma resução momentânea de volume por conta da ação mecânica sobre os líquidos do corpo.

Além disso é recomendável que o paciente reduza o consumo de álcool, açúcares e sódio para reduzir ainda mais os líquidos corporais e ter os efeitos estéticos prolongados.

Como é feita a massagem linfática?

• A massagem linfática apressa a velocidade da linfa • 

• A técnica de massagem é feita a partir de movimentos suaves de ritmos lentos • 

formação em reflexologia podal

É feita através de movimentos de massagens. Quando executada com as mãos, a drenagem linfática atua a partir de movimentos circulares e retilíneos, colocando “para fora” líquidos acumulados. 

Os movimentos são leves e suaves, mas também podem conter pressão. Eles levam a linfa para os linfonodos e para a corrente sanguínea. Isso faz com que o corpo desinche!

Alguns movimentos e manobras da massagem linfática:

  • Movimentos circulares com mãos e dedos;
  • Movimentos de deslizamento;
  • Movimentos leves e suaves;
  • Movimentos de pressão;
  • Movimentos de bombeamento.

A massagem linfática pode ser feita com a ajuda de óleos corporais ou creme à base de água, mas isso não é obrigatório. Fica a critério do terapeuta e paciente, e vai depender dos casos e localidades.

Drenagem linfática manual e massagem linfática com aparelhos

Como o próprio nome diz, a drenagem linfática com aparelhos é feito com o auxílio de um sistema de inteligência artificial, ele infla e desinfla uma “bolsa” e faz o processo “assim como” as mãos, só que com a ajuda da tecnologia. Muitos especialistas acreditam que ainda que esses aparelhos sejam utilizados na massagem linfática, eles devem ser usados em conjunto com a massagem manual.

Normalmente, a drenagem linfática é feita a partir de técnicas de massagem manual e ela só deve ser feita a partir de uma avaliação prévia. Especialistas acreditam que só através da massagem manual é possível estimular os glânglios linfáticos do corpo e eliminar o excesso de líquido de maneira mais assertiva.

Um profissional habilitado saberá fazer as indicações mais corretas sobre essa questão.

Para quem a massagem linfática é indicada?

Para pessoas com inchaços de pós cirúrgicos (eliminar o inchaço mais rápido), para diminuir a retenção de líquidos desnecessários, para pessoas que fizeram cirurgias plásticas (após 48 horas e com indicação do/a cirurgião), para pessoas com celulites, para pessoas com cólica menstrual, para quem deseja eliminar impurezas que as células do nosso corpo rejeita, para gestantes, para pessoas com lesões em músculos, tendões, articulações.

Drenagem linfática para gestantes

As gestantes, muitas vezes precisam ficar de fora de tratamentos terapêuticos e técnicas de massagens, mas com a drenagem linfática, isso muda. A drenagem linfática é super recomendada para gestantes a partir do terceiro mês de gestação. A não ser que a gestante possua algumas das contraindicações citadas mais abaixo. Leia para saber quais são elas.

Veja aqui uma postagem bem legal sobre bambuterapia

Qual o tempo de sessão e quantidade de sessões?

Normalmente uma sessão de drenagem linfática dura em torno de 40 minutos e é feita uma vez por semana. A quantidade de sessão (e até mesmo o tempo) pode variar de paciente para paciente conforme suas necessidades.

A massagem linfática possibilita resultados desde a primeira sessão do/da paciente. Quando as sessões são continuadas, os benefícios aumentam, os resultados são rápidos. Normalmente um tratamento com massagem linfática é feito com no mínimo 10 sessões iniciais.  

Quais as contraindicações da drenagem linfática?

Assim como muitos tratamentos e terapias, é imprescindível sempre sabermos de possíveis contraindicações que cada tratamento possui. Com a drenagem linfática, não é diferente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a massagem linfática é contraindicada em pessoas com: câncer (consultar médicos), tumores malignos, infecções agudas, tuberculose (por afetar os linfonodos), bronquite, asma, trombose, pressão alta, insuficiência cardíaca.

Sobre a massagem linfática facial, ela é contraindicada em casos de acne severa, pois é possível que a técnica piore as lesões.  

Câncer e drenagem linfática

É preciso que o paciente receba técnicas específicas desta técnica. Em caso de câncer, a drenagem linfática pode ser feita, mas os médicos precisam ser consultados e indicar a técnica. A massagem linfática não espalha as células cancerígenas, mas o sistema linfático passa a funcionar de outra forma quando há a retirada dos linfonodos.

Em casos de câncer, os movimentos devem ser leves e suaves, e devem ser feitos prioritariamente com as mãos, e não com a ajuda de aparelhos que fazem massagem linfática.

Livros sobre drenagem linfática

  1. Drenagem linfática: teoria e prática – Autoria: Albert Leduc
  2. Edema e Drenagem Linfática – Diagnóstico e Terapia do Edema – Autoria: Ulrich Herpertz
  3. Drenagem Linfatica Facial – Estetica – Autoria: Livro por Jose Maria Pereira Godoy, Livia Maria Pereira De Godoy e Maria De Fatima Guerreiro Godoy
  4.  Princípios de drenagem linfática – Autoria: Michael Földi, Roman Strossenreuther
  5. Drenagem linfática terapêutica – Autoria:  Leda Maria Rocha

Gostou desta postagem? Se sim, não esqueça de comentar abaixo e compartilhar com seus amigos e amigas. Se você quer se profissionalizar nesta técnica, busque cursos em sua região e profissionais certificados para receber esta massagem.

DRENAGEM LINFÁTICA MASSAGEM MANUAL ESTÉTICA (3)

1 comentário em “Drenagem linfática: Excelente terapia estética e funcional”

  1. Pingback: Massagem Desportiva profissional: Quais benefícios - HOLISTAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

formação em reflexologia podal
formação em reflexologia podal
Rolar para cima